A verdade é que diversos fatores influenciam na escolha do equipamento mais adequado para sua obra ou projeto. Portanto, é preciso estar atento ao tipo de serviço que você deseja realizar e as condições do local onde a operação de içamento irá acontecer. Além do peso e dimensões da carga a ser movimentada, é necessário verificar a distância do equipamento que realizará o içamento, para que haja definição correta do equipamento mais adequado para o serviço.
Outro ponto de atenção importante são os obstáculos ocultos, quase sempre escondidos no subsolo, como galerias, solo inapropriado, buracos, etc. Outros obstáculos mais visíveis também precisam de cuidados especiais como rede de alta tensão, árvores e construções próximas.
Para que não hajam imprevistos em relação a esses obstáculos é realizado o plano de rigging (ou plano de içamento) que é basicamente um estudo sobre as condições onde é verificado o correto posicionamento do guindaste, grau de inclinação e extensão de lança, etc. Cada plano de içamento é único e deve ser concebido como tal. Um bom planejamento prévio, garante a locação correta dos equipamentos, economizando recursos, agilizando a execução do serviço e aumentando a segurança.